Cocotte de Ovos no Forno com Envolvimento de Pão de Forma e Recheio de Bacon, Cogumelos Frescos e Espargos







Várias refeições cá em casa são feitas de simples petiscos.
Refeições mais leves [ou não!!!], o importante é que sejam ao nosso gosto.
Andava à imenso tempo para experimentar este tipo de receita, geralmente servida como entrada acompanhada de uma boa salada mas que no nosso caso foi o prato principal.
A "capa" de pão de forma, além de ficar óptima para se molhar depois na gema, ajuda ainda a que se consiga desenformar facilmente.
Poderá ser substituída por massa folhada ou massa quebrada ou até por massa de pão ou pizza.
Optei pelo ingrediente que tinha em casa e que é o pão de forma sem côdea.
O recheio também será ao gosto de cada um, na versão que mostro em seguida foram utilizados cogumelos frescos salteados com pedacinhos de bacon e com um toque de espargos verdes frescos, mas são inúmeras as variedades possíveis.
Além das cocottes servi também um bolo do caco, que tanto gosto e que descobri fazer-se todos os dias quentinho numa padaria perto de onde trabalho.
Como em casa não tinha a tradicional manteiga de alho para o barrar desenvolvi a minha própria manteiga de alho instântanea: abri o bolo do caco [comprei ainda morno] ao meio, barrei com pasta de alho e depois com uma camada generosa de manteiga [gulosa!!!]. Terminei polvilhando com orégãos e levei ao forno para derreter e se infiltrar no bolo do caco. O resultado foi fantástico, a repetir certamente muito mais vezes!





Apesar do post já estar longo, tenho que referir ainda os utensílios utilizados nesta receita.
O salteado do recheio foi feito numa frigideira da Tefal.
Tenho optado com adquirir frigideiras e tachos de boa qualidade para a minha placa de indução, visto que os anteriores que tinha não se adequavam a cozinhar por indução.
Tenho por experiência própria que certos utensílios mais em conta, apesar de referirem que são aptos para as placas de indução, não fazem com que os sensores da indução sejam activados por completo, o que resulta em muito mais demora a cozinhar. Com uns bons utensílios, como por exemplo os da Tefal, nem sequer passo do nível 7 para conseguir em poucos minutos a temperatura adequada para saltear, ou água a ferver.
Quem tiver dúvidas faça a experiência de colocar um tacho ou frigideira de qualidade com água para ferver numa placa de indução, ao lado e num disco do mesmo diâmetro coloque um de qualidade inferior e veja as diferenças de tempo até começar a ferver. Vão ficar surpreendidos com o resultado!
As minhas frigideiras são todas anti-aderentes [bendita invenção!!!] e têm o centro de thermo-spot que muda de cor quando atinge a temperatura ideal para cozinhar.



Ingredientes:
| Azeite
| Alho
| Bacon
| Cogumelos Frescos
| Limão
| Espargos Verdes Frescos
| Mistura de Especiarias
| Sal

| Pão de Forma sem côdea
| Ovos
Mistura de Especiarias

Preparação:
Numa frigideira coloca-se azeite, alho lâminado e bacon cortado em tiras finas.



Salteia-se até alourar o bacon.
Corta-se os cogumelos frescos em fatias e os espargos verdes em pedaços pequenos e rega-se tudo com sumo de limão.



Junta-se ao bacon, tempera-se a gosto, usei a mistura de especiarias sunkiss e sal aromatizado.
Tapa-se e deixa-se cozinhar até amolecer os legumes.





Enquanto isso prepara-se a base das cocottes.
Tal como referi utilizei fatias de pão de forma sem côdea, calcei-as ligeiramente com os dedos de modo a que não partissem quando com elas forrasse as cocottes.



Deita-se os legumes salteados dentro das cocottes já forradas com o pão e termina-se com um ovo, ou dois, dependendo da gula e também do tamanho das cocottes.



Polvilha-se com a mistura de especiarias e um pouco de sal e leva-se a forno pré-aquecido a 200º até os ovos ganharem consistência.
Convém, no entanto, que a gema se mantenha líquida para que, ao comer, se envolva com os restantes ingredientes, isto sim é uma verdadeira maravilha!

Quando estiverem cozinhadas retiram-se do forno e, com o auxílio de uma faca, desenformam-se cuidadosamente de modo a não abrir os ovos.









O resultado ao cortar a cocotte é esta autêntica maravilha:



Etiquetas: , , , ,